Agha, Mehemed Fehmy

Mehemed Fehmy Agha nasceu na atual Ucrania de descendentes turcos. Estudou Economia, “Línguas Orientais” e depois foi para o campo das artes, quando conseguiu diplomas em fotografia, tipografia e estudos das artes gerais.

Em 1928 ele se tornou diretor de artes da Vogue de Berlin, e acabou chamando atenção do Condé Montrose Nast, dono da revista. Nast gostou tanto do trabalho de Agha que acabou o chamando para ser o diretor de artes da Vogue Americana em 1929. Seu trabalho foi muito bem recebido e logo ele também estava cuidando das revistas Vanity Fair e House & Garden.

Depois disso, todas as suas realizações foram importantes. Algumas delas foram, para modernizar as revistas, ele trocou as fontes em itálico dos títulos para fontes sem efeitos e sem seria, como a fonte ‘futura’. Ele também foi o responsável pelo maior envolvimento das fotos com os textos; da retirada de excessos como as molduras das fotos, colunas que separavam textos e barras. Ele limpou a revista e mudou o jeito antiquado das mesmas, puxando-as para artes mais próximas do art deco e construtivismo. Outas realizações foram as foto montagens e fotos com cores.

Agha era muito crítico, mas gostava de inspirar as pessoas e acabou influenciando muita gente. Acabou ficando conhecido como Dr. Agha.

Em 1943, depois da morte do Condé Nast, ele deixou a edição de revistas e ficou trabalhando apenas como consultor de eventuais editoriais.

Alguns de seus trabalhos na Vanity Fair e Vogue:

Vogue:

 

 

 

Vanity Fair:

 

 

 

 

Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da Moda: De 1840 À Década de 90: Companhia das Letras, 2010.

https://en.wikipedia.org/wiki/Mehemed_Fehmy_Agha

https://library.rit.edu/gda/designers/dr-mehemed-fehmy-agha

http://adcglobal.org/hall-of-fame/m-f-agha/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s