Armani, Giorgio

Giorgio Armani teve inicio simples e hoje é um dos maiores nomes da moda mundial.

Nasceu em 11 de Julho de 1934 na cidade Piancenza na Itália. Seus pais tiveram três filhos, Armani e seus irmão Sergio e Rosana.

A primeira escolha de Armani foi a de estudar medicina, mas após três anos, em 1953, Armani desistiu da medicina e se alistou no exército.

Seu primeiro trabalho com moda foi o de vitrinista de uma loja de departamentos italiana, a “La Rinascente”. Em seguida tornou-se vendedor do departamento masculino.

Em meados dos anos 60 Armani começou a trabalhar como designer de roupas masculinas na “Nino Cerruti”. Seu trabalho era bem visto e ao mesmo tempo ele começou a fazer trabalhos de freelancer para mais ou menos dez fabricantes.No fim da década de 60 ele conheceu Sergio Galeotti, um importante amigo e parceiro de trabalho.

Em 1973 Armani seguiu um conselho do amigo Galeotti e abriu um escritório de design. Ele conseguiu diversos trabalhos com outras maisons e foi reconhecido por seu trabalho rapidamente.

Em 1975 junto do amigo Galeotti Armani finalmente abriu sua própria marca, a Armani S.p.A. em milão. E no mesmo ano ele desfilou uma coleção feminina e uma masculina de primavera/verão.

Seguiu-se então uma sucessão de criações de novas linhas, como a linha de roupas de banho, e a de roupas íntimas todas agradaram ao público e foram um sucesso. E assim, Armani foi administrando suas linhas até decidir que a marca Armani precisava se unir a algo mais jovem, para se conectar com a nova geração.

Em 1980 Armani desenvolveu o figurino de Richard Gere no filme “Gigolô Americano”. Esse trabalho o fez chamar ainda mais atenção para sua marca e começou uma parceria de longo termo com o mundo do cinema. Armani já desenvolveu o figurino de mias de cem filmes, sendo um deles “Os Intocáveis”.

Com elegancia e sofisticação Armani conseguiu montar e administrar um império de roupas de luxo sozinho. Até hoje ele nega pedidos de compras por grupos de conglomerados de marcas.

Suas roupas continuam com aquele toque de neoclassicismo e alfaiataria impecável, e Armani continua a provar que é um dos poucos que consegue se adaptar as diferentes tendências temporais sem perder estilo e elegância.

Abaixo alguns exemplos de logo, roupas, propaganda e editoriais produzidos pela marca Armani.

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Bibliografia: Allan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da Moda: De 1840 À Década de 90: Companhia das Letras, 2010.

http://www.biography.com/people/giorgio-armani-9188652#synopsis

https://pt.wikipedia.org/wiki/Giorgio_Armani

https://en.wikipedia.org/wiki/Giorgio_Armani

http://www.vogue.co.uk/article/giorgio-armani-biography

http://www.thefamouspeople.com/profiles/giorgio-armani-3346.php

http://www.fashionencyclopedia.com/A-Az/Armani-Giorgio.html

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